sábado, 1 de junho de 2013

Em Caráter Experimental

Não entendo por que no Brasil todas as iniciativas vinculadas ao esporte e relacionadas à educação, são feita apenas em caráter experimental! Nas Olimpíadas de 1980, quando a União Soviética demonstrou sua supremacia perante o mundo, a imprensa alardeava a formação inicial dos atletas que desde a primeira infância eram treinados em escolas com suporte para as atividades esportivas. Tanto foi falado, que eu pensei com os meus botões! “Bingo! Agora que eles já sabem que o incentivo ao esporte melhora o desempenho dos estudantes inclusive no esporte, O Brasil vai seguir o exemplo e conseguir daqui prá frente, melhorar a educação e quem sabe assim, poderemos chegar a ser um país de primeiro mundo?”
Entretanto, 30 anos depois ainda estamos fazendo tudo em caráter experimental! Algumas escolas em algum lugar específico, inicia um projeto para incluir estudantes em práticas esportivas e como sempre o resultado é positivo, a mídia dá visibilidade ao “projeto” falando dos benefícios e da melhora na concentração dos alunos etc. e tal!
Assisto a reportagens desse tipo desde 1.900 e bolinhas e continuamos na mesma! O Governo sempre se omitindo e escapando pela tangente, dando aos estudantes brasileiros escolas falidas, sem infraestrutura onde o “ensino” é mínimo e a qualidade é péssima!
Quando a telinha mostra os resultados positivos de alguns desses projetos, como se tivessem descobrindo a pólvora, eu me pergunto: “Por que ações desse tipo ainda não fazem parte da metodologia escolar? Por que as creches e escolas públicas não são construídas com ginásios esportivos para que a criança aprenda desde os primeiros anos a se educar de verdade? O retorno seria positivo e provavelmente o os adolescentes infratores cairiam de número!
Não aguento mais esses discursos hipócritas e descabidos sobre soluções mágicas desprovidas de contexto e distante da realidade do jovem da periferia que vive e sobrevive sem ter direito a uma educação de verdade, sendo soterrado de “informações rapianas” onde os males da vida são exacerbados e trazidos à tona em todos os momentos da sua vida, inclusive na escola!
O problema que ele vivencia em casa o acompanha no mp3, no celular, no youtube, e até nos trabalhos escolares! Isso porque o tempo lhe permite. Se ao invés disso, o governo lhe desse desde cedo a oportunidade de se especializar em alguma área específica incluindo o esporte, com certeza a vida desse adolescente da periferia seria bem mais proveitosa! Mas fazer o que se ainda estamos fazendo as coisas em caráter experimental? Precisaremos esperar mais trinta anos?

 Acorda Brasil! Vamos lutar por escolas de qualidade para os nossos filhos! Isso não é pedir demais! É o mínimo que merecemos!

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